top of page
*****************************************

RELIGIÃO

          Religião é um conjunto de crenças e visões de mundo e valores morais que estabelece através de cultos uma relação entre humanidade e espiritualidade. Muitas religiões têm narrativas, tradições, costumes e histórias sagradas que se destinam a explicar a origem e o sentido da vida.
 

          As principais diferenças entre elas se situam nos campos da moralidade, da ética, das leis religiosas e de suas relações pessoais com os outros indivíduos o meio e a natureza.


          Os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são, o cristianismo (28%), islamismo (22%), hinduísmo (15%),  budismo (8,5%), pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).

Rosa Meneguetti, professora de teologia 

          A professora de Teologia da Universidade Metodista de Piracicaba, Rosa Meneguetti disse em entrevista: “As religiões são sempre formas, modos, jeitos, que nós humanos encontramos para tentar compreender aquilo que é nossa experiência religiosa, essa que pode ser vivida no coletivo e também no âmbito da individualidade de cada um (...)As origens das religiões são da cultura dos povos, já que em tempos e  espaços específicos, a civilização produz compreensões diferentes, sobre os fenômenos que acontecem.Um elemento que é presente em todas as religiões é a doutrina, uma linha teológica, um ideário.

 

          Não há religião que se sustente sem uma espinha dorsal doutrinária, por fim a religião acaba sendo o resultado dessa caminhada que todos nós fazemos em direção a compreender a existência, ou a não existência, do todo. São o ponto final de um processo que começa com a religiosidade humana, a identificação por nos seres humanos de elementos que chamaríamos de transcendentes, sobre-humanos, divinos, deuses que dependem de qual é o credo religioso, de como é entendido isso dentro da racionalidade humana, que pede razão, pede significados, pede lógica.”

bottom of page