top of page

Ficha Técnica

Nome: Santo Daime


Ano: 1960


Nomes Importantes:  Raimundo Irineu Serra


Localização: Acre

Santo Daime

          A religião tem como objetivo alcançar o auto-conhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno, para isso, dentro de um ritual tido como sagrado, usa a bebida enteógena sacramental conhecida como ahyausca, que foi rebatizada pelo Mestre Irineu como Santo Daime.


          O uso dessas substâncias faz parte das principais tradições religiosas da antiguidade e foi a base de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo. O Santo Daime é realizado nas datas de seu calendário festivo, obedecendo às regras estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.


          Um Conselho Espiritual dirige a Igreja e zela pela manutenção da tradição e dos princípios, ao mesmo tempo que procura adequá-las aos novos contextos. As festas do calendário religioso possuem os Hinários, horas seguidas de cânticos e dança, e os Feitios, as festas de produção do sacramento, quando há produção da bebida sacramental que será consumida durante as cerimônias.


          A Doutrina do Santo Daime nasceu dentro da floresta, passa sua mensagem em hinos recebidos pelos mestres e adeptos que pregam amor e respeito. Há muito vínculo com a floresta, chega a ser uma questão de fundamento espiritual. Na Amazônia, assentados há mais de dezesseis anos na Floresta Nacional do Purus, foi criado o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra, que hoje trabalha em buscar parcerias para projetos de desenvolvimento autossustentáveis em uma região de quase 200.000 ha de floresta.


          Há discussão sobre o uso, no Brasil, por exemplo o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) retirou a planta Aiuasca da lista de drogas alucinógenas, permitindo o uso ritual. Em 2008, um processo para transformar o uso do chá em patrimônio imaterial da cultura brasileira, foi encaminhou ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Hoje, há cerca de dez mil seguidores dessa doutrina pelo mundo, com centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile. Ao participar e ingerir a bebida, inicia-se um processo que visa corrigir os defeitos e melhorar-se, afim de alcançar sua perfeição. É uma doutrina que não tem como objetivo converter pessoas, trata-se de uma doutrina espiritual, individual, com o intuito de a obter sabedoria, através do autoconhecimento.

bottom of page