top of page

Evangélica

          Um em cada seis brasileiros é Evangélico, esse movimento cristão, surgido no século XVII, depois da Reforma Protestante, são praticamente todas as correntes nascidas do racha entre o teólogo alemão Martinho Lutero e a Igreja Católica, em 1517.


          É derivada da palavra grega euangelion, que significa boas novas, sendo assim, centra-se na boa notícia da salvação trazida aos pecadores por Jesus Cristo.


          Nos Estados Unidos ganhou força no século XIX, reunindo vários submovimentos, como Igreja Batista e o Cristianismo. É uma religião que enfatiza a piedade do indivíduo, exigindo-lhe que cumpra certos compromissos como a conversão pessoal ou de "renascimento", grande respeito pela autoridade bíblica; estudo dos ensinamentos que proclamam a morte redentora e a ressurreição de Jesus Cristo, compartilhar ativamente o evangelho.


          Em geral, há muito em comum entre as ramificações dessa religião, mas ainda assim há divisões por doutrinas. Embora todos aceitem a autoridade da Bíblia, há interpretações diferentes de uma igreja À outra. Alguns batizam crianças, outros apenas adultos, em relação ao papel e comportamento da mulher, as vezes é obrigatório o usar apenas saias ou vestidos longos e cabelos compridos.


          A visão sobre muitos fatores é comum à todas as subdivisões do Evangélico, acredita-se, por exemplo, que a bíblia é a Palavra de Deus e deve ser seguida a risca para alcançar a vida eterna e que Deus é o criador do universo, Jesus, veio ao mundo como um homem para morrer na cruz em nome de todos, um sacrifício nome da humanidade, também praticam o arrependimento dos pecados, que é fundamental para a sua salvação e que fazer boas obras seja uma resposta de gratidão ao perdão de Deus.

Ficha Técnica

Nome: Evangélica


Ano: século XVII


Nomes Importantes:  Martinho Lutero


Localização: Alemanha.

bottom of page